Atividades/Sustentabilidade

Como desenvolver as atividades?

Sustentabilidade com inovação e criatividade.

Como trabalhamos a sustentabilidade?

Nosso trabalho é todo desenvolvido na reutilização de materiais recicláveis. Para construção dos projetos, são necessários ter diversos tipos de materiais recicláveis, tais como, caixas, potes, copos, embalagens, palitos, rolos, tampas, garrafa pet, canudos, e muito mais. São brinquedos feitos de sucata (muitas vezes, também com EVA). Tudo visando o desenvolvimento e incentivo da criatividade das crianças e enriquecimento das atividades.

 

Em casa!


Coloque as crianças no comando da reciclagem
Ao ensinar as crianças a praticarem sustentabilidade, você cria um ambiente melhor em casa e fora dela.

Segundo uma reportagem da Revista Exame, só em São Paulo é gerado em torno de 1,4kg de lixo por dia por habitante.

reciclagem_ecopontos_2.jpg

Sendo que 45% desse lixo pode ser reciclado. E apenas 2% desse lixo se recicla. Ensinar a importância da reciclagem e o impacto de um descarte indevido, é uma responsabilidade nossa como Pais. Somente assim nossos filhos crescerão com a mentalidade de que é necessário cuidar do nosso planeta, e que cada um deve fazer a sua parte.

Como ensinar os pequenos?

O mais importante é dar o exemplo dentro de casa. Se desde pequeno a criança observa a rotina e o hábito de separar os materiais dentro de casa, ela leva isso para sua vida.


 Explique que existe 5 tipos de lixo que precisam ser separados.

1 - Papeis e papelão;

2 - Vidros e cristais;

3 - Plásticos;

4 - Metais;

5 - Residuos orgânicos.
 

Na hora do descarte peça ajuda ao seu filho para separar. 

O uso na Escola!


Com o grande aumento da população e os impactos que o meio ambiente vem sofrendo, cada vez é mais importe abordar esse tema com nossas crianças.

As atividades lúdicas e divertidas são a melhor forma de despertar o interesse e sensibilizar as crianças nesse assunto. 

Nossas atividades são divididas em duas etapas.
 
A Primeira! 

Na primeira etapa, trabalhamos com um BrainStorming, ou seja, fazemos uma reunião também chamada de tempestade de ideias, na qual as crianças devem ter liberdade de expor suas sugestões e debater sobre as contribuições dos colegas, é uma técnica utilizada para propor soluções a um problema específico sobre o projeto. Com a ajuda do facilitador a criança conhece os tipos de materiais que se deve reciclar, e quais deles seriam importantes para reutilizar no Projeto.

Nessa etapa as crianças discutem, e sem impedimento algum registram suas ideias, quais recicláveis serão necessários etc. 

Aqui também são apresentadas e desenvolvidas as partes eletrônicas do projeto. As crianças conectam os módulos e os deixam funcionando prontos para a segunda etapa. 

Como missão, para a segunda etapa, as crianças tem o dever de levar para próxima aula, o maior número de recicláveis para concepção do projeto.

Dessa forma levamos a conscientização para dentro de casa, de uma forma simples e funcional. 

A Segunda! 

 

Chegou a hora da concepção do projeto. Junte todos os recicláveis e valide todas as ideias da atividade anterior.
Utilize tesoura, lápis de cor, canetinha, fita crepe, cola branca, cola quente, entre outros que achar necessário para realizar e construir a atividade. Una as ideias com os matérias recicláveis e os módulos do Kit Luccaeducasteam e pronto....o projeto esta enfim concluído. 


Com criatividade, inovação, interação e muita comunicação, as crianças aprendem o que é reciclagem atrelada a sustentabilidade e sobre diversos temas que podem ser trabalhados de forma multidisciplinar. 

Combinar e melhorar as idéias!

WhatsApp Image 2020-02-01 at 15.42.12.jp
WhatsApp Image 2020-01-31 at 17.51.25.jp
WhatsApp Image 2020-02-01 at 15.40.27.jp
WhatsApp Image 2020-02-01 at 15.40.25 (1