Programando o Attiny85 com nossa PL1 – GBK Tiny Board
“Extraído do Livro Arduino Simples e Divertido com autorização dos autores”. Escrito por: Cláudio Vieira Oliveira e Humberto Zanetti
O intuito deste projeto é demonstrar como realizar a configuração do ambiente de desenvolvimento do Arduino para suportar o ATtiny85 e também como realizar a transferência de um programa para o ATtiny utilizando, para isso, o módulo PL1 – Tiny Board.
Figura 9.4: Conexão do PL1 ao Arduino
O primeiro passo consiste em realizar as conexões entre o Arduino e o módulo PL1 – Tiny Board. Para isso, conforme podemos ver na Figura 9.4, utilize fios para ligação macho-fêmea e realize as seguintes conexões:
Pino 13 do Arduino ao pino PB2 do PL1;
Pino 12 do Arduino ao pino PB1 do PL1;
Pino 11 do Arduino ao pino PB0 do PL1;
Pino 10 do Arduino ao pino PB5 do PL1;
Qualquer pino GND do Arduino ao qualquer pino GND do PL1;
Pino 5V do Arduino ao qualquer pino 5V do PL1.
Acesse o ambiente de desenvolvimento do Arduino, entre no menu “Arquivo”, escolha a opção “Exemplos”, “11.ArduinoISP e carregue o sketch “ArduinoISP” (Figura 9.5). Compile e transfira o programa para o Arduino, a partir deste momento, ele atuará como “ponte” entre o computador e o ATtiny85.
Figura 9.5: Carregando o Sketch “ArduinoISP”
Em seguida, vamos configurar o ambiente de desenvolvimento do Arduino adicionando suporte para a família de microcontroladores ATtiny. Entre no menu “Arquivo” e clique em “Preferências”. Conforme mostra a Figura 9.6, preencha o campo “URL Adicionais de Gerenciadores de Placas” com o link:
https://raw.githubusercontent.com/damellis/attiny/ide-1.6.x-boards-manager/package_damellis_attiny_index.json e clique no botão OK.
Figura 9.6: Janela de Preferências
Vá até o menu “Ferramentas”, selecione “Placa” e “Gerenciador de Placas”. Identifique a opção attiny, escolha a versão mais atual e clique no botão “Instalar” (Figura 9.7).
Figura 9.7: Gerenciador de Placas
Após a instalação volte ao menu “Ferramentas”, selecione “Placa” e “ATtiny”. Em seguida, no mesmo menu “Ferramenta”, selecione as opções “Processador: ATtiny85”, “Clock: 8MHz (internal)” e, por último, “Programador: Arduino as ISP”, conforme podemos observar na Figura 9.8.
Figura 9.8: Configuração do Suporte ao ATtiny85
Digite o sketch a seguir e o transfira para o ATtiny85 (de mesma forma que realizamos a transferência de programas para o Arduino). Porém, note que agora o Arduino está atuando como ISP e servirá apenas como uma “ponte” para que o programa seja gravado diretamente no ATtiny85.
int LED = 0; // Pino PB0 do PL1 – Tiny Board
void setup() {
pinMode(LED, OUTPUT);
}
void loop() {
digitalWrite(LED, HIGH);
delay(100);
digitalWrite(LED, LOW);
delay(100);
}
Com o intuito de testar o nosso sketch no ATtiny85, após a transferência, vamos realizar as seguintes conexões entre o PL1 – Tiny Board e o módulo P21 – Semáforo, utilizando, para isso cabos de conexão fêmea-fêmea (Figura 9.9):
Pino Led1 do P21 ao pino PB0 do PL1;
Pino GND do P21 ao qualquer pino GND do PL1;
Conecte uma fonte de alimentação de 9V ao PL1.
Figura 9.9: Conexão entre o PL1 e o P21
Com o objetivo de facilitar o teste, podemos utilizar o próprio Arduino como alimentação ao PL1, conforme ilustra a Figura 9.10.
Figura 9.10: Alimentação Através do Arduino
Neste caso, utilizando cabos de conexão fêmea-fêmea faça as seguintes conexões:
Pino Led1 do P21 ao pino PB0 do PL1;
Pino GND do P21 ao qualquer pino GND do PL1;
Em seguida, com cabos de conexão macho-fêmea ligue:
Qualquer pino GND do Arduino ao qualquer pino GND do PL1;
Pino 5V do Arduino ao qualquer pino 5V do PL1.
Após realizar as ligações e alimentar o circuito, o Led1 do módulo P21 irá acender e apagar, conforme o intervalo de tempo que definimos em nosso sketch.
Para mais projetos como esse compre o Livro Arduino Simples e Divertido clicando aqui!
“Extraído do Livro Arduino Simples e Divertido com autorização dos autores”. Escrito por: Cláudio Vieira Oliveira e Humberto Zanetti